Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul
FACCCA - Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas
Busca
Acesso Rápido
Psicologia e Psicopedagogia
altera o
tamanho da letra
você está em: Home » Serviços » Psicologia e Psicopedagogia » Psicopedagogia no Ensino Superior

Psicopedagogia no Ensino Superior


O ensino tradicional ainda prevalece nas estruturas de ensino superior, sem ampliações das renovações atuais sobre formas de aprender e ensinar, bem como da autoria e construção do conhecimento, considerando a complexidade do saber e do conhecer de forma a integrar a teoria com a prática profissional. O professor do ensino superior tende ainda, na sua maioria, a repassar seus conhecimentos ao aluno, considerando o mesmo como mero receptor e decodificador e não autor da sua própria construção. Ou seja, prevalecem as elaborações mentais dos alunos presas às reproduções de textos lidos, ou o raciocínio lógico limitado com recursos de expressão verbal, sem muitas extrapolações, apoiados apenas no que apreende das aulas expositivas.

Há outros fatores que interferem nesta limitação do ensino e da aprendizagem do Ensino Superior e que a psicopedagogia  poderia contribuir no aspecto que diz respeito à modalidade de aprender e de ensinar, neste nível de formação, incentivando a autonomia e a subjetividade do aprendiz que constrói seu conhecimento articulando à sua prática profissional.

Há necessidade de refletir, no processo de ensinar, sobre a capacidade de pensar do adulto, tendo em vista suas aptidões, frente às múltiplas inteligências.

Conhecendo os alunos, suas características, potencialidades, suas formas de entrar em contato com a aprendizagem, seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico, no decorrer do curso, é necessário prevenir crises, dificuldades, sanar defasagens, para que realmente esses alunos tenham sucesso na vida profissional.

O Ensino Superior contempla uma educação voltada para a formação profissional cujos educandos são adultos capazes de tomar decisões, fazer escolhas e direcionar suas ações para perseguir seus objetivos.

O adulto aprendiz requer uma filosofia educacional específica, com métodos peculiares, para potencializar os objetivos educacionais expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais e corroborados nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação ministrados nas instituições de ensino superior.

A função do psicopedagogo no atendimento psicopedagógico no Ensino Superior é de prevenir  e intervir nos processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, e pedagógicos do acadêmico, oferecendo ao mesmo suporte, atuando sobre os múltiplos fatores que possam  interferir, no seu desenvolvimento integral, nas questões ligadas a aprendizagem.  Como também oferecer subsídios  para  que os docentes  trabalhem com os acadêmicos em sala de aula, assumindo  transformações necessárias, e buscando sempre soluções apropriadas às demandas emergentes.


voltar

© 2008 Fundasul. Todos direitos reservados.
Av Conêgo Luiz Walter Hanquet, 151- Camaquã, RS
CEP: 96180-000 - Fone/Fax: (51) 3671.1855
Desenvolvido por iPoomWeb