Blog

Fazer ou não fazer curso superior?

08/02/2021
Anterior Próximo

A partir do momento em que o Ensino Médio vai chegando próximo de ser concluído, já começam as dúvidas sobre fazer ou não faculdade. E às vezes essas dúvidas vêm acompanhadas da pressão que a família faz a respeito deste assunto. Será que vale a pena fazer curso superior?

Entender como está o mercado profissional é o primeiro passo para descobrir se é interessante ou não ter ensino superior. Com toda certeza, você já deve ter ouvido que existe uma grande disputa entre vagas no mercado e precisamos te informar que vence essa disputa quem estiver mais qualificado.

Conforme vai se passando o tempo, as empresas vão solicitando mais qualificação para as vagas que disponibilizam. É pensando nisso que acreditamos que seja necessário uma qualificação super, pois ela vai aumentar as chances que você tem de conquistar um emprego satisfatório ou “O” emprego dos seus sonhos.

Existem vários casos que em que o graduando já ingressa no mercado de trabalho através de um estágio intermediado pela faculdade. Esses estágios são excelentes para o estagiário que consegue agregar conhecimento e experiência para sua vida profissional. E no fim do curso, muitos destes estagiários acabam permanecendo nas empresas.

Além de termos a certeza de que ter um diploma de curso superior é um passaporte para as melhores oportunidades. Também sabemos que durante este período na faculdade, os graduandos passam por um processo de amadurecimento evidente. Suas capacidades de pesquisa, de escrita, de análise e debate são aprimoradas.

Na faculdade o aluno desenvolve o senso crítico que pode ser um poderoso fator de estratégico, pois passa a comparar situações e avaliar as causas e consequências. Esse fator é importantíssimo dentro de uma empresa, onde acontecimentos precisam estar sempre em análise.

A especialização em uma área é o que recomendamos a todas os estudantes. Já ouviu a expressão “quando se é bom em tudo, não é bom em nada”? Então, é para isso que a faculdade serve, para dirigir os conhecimentos para uma determinada área. É bastante comum os empregadores se basearem na frase acima na hora da contratação, afinal de contas, quem tem uma graduação precisou dedicar mais tempo de estudo focado naquela área e se torna mais qualificado por isso.

Seja pelo destacamento na área profissional  ou na pessoal, fazer faculdade é um ótimo investimento. Pode ser cansativo, pode gerar custos extra, mudança de rotina, mas todos esses fatores colaboram para o seu crescimento pessoal e profissional. Tenha em mente que quando aconselhamos “invista no seu futuro”, falamos de um investimento real, com benefícios reais.

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.