Blog

Fundasul debate o protagonismo feminino no mercado de trabalho

31/03/2021
Anterior Próximo

Na noite da última sexta-feira (26), a Fundasul reuniu algumas de suas ex-alunas, hoje profissionais de destaque no município, para uma Live em comemoração ao Mês da Mulher. O evento online, realizado nos estúdios do Portal Clic Camaquã, foi transmitido em tempo real pelo Facebook da instituição de ensino e contou com a interação constante do público, que enviou mensagens, curtiu e compartilhou o encontro digital.

 

Dentre as convidadas estiveram Silvana Vieira, graduada em Ciências Contábeis, ex-coordenadora do mesmo curso na Fundasul e proprietária do escritório contábil Nossa Senhora de Fátima; Angélica Santana, graduada em Administração, gerente de negócios do Banco Sicredi; e Eduarda Fonseca, graduada em Educação Física, professora de natação e gerente comercial e de marketing da Tchibum AcquaFit Escola de Natação e Hidroginástica.

 

Conduzida pela psicóloga e professora da Fundasul, Alessandra Bittencout Ribeiro, a Live propiciou um bate-papo sobre como o conhecimento pode impulsionar carreiras, o protagonismo feminino em diferentes áreas profissionais e os caminhos possíveis para o futuro. A mediadora abriu o evento dando as boas-vindas aos espectadores e às convidadas com uma frase de Eleanor Roosevelt “Você ganha força, coragem e confiança através de cada experiência em que você realmente encara o medo de frente”. Em seguida, fez um breve apanhado histórico e lembrou que a inserção feminina no mercado de trabalho brasileiro iniciou apenas nas últimas décadas do Século XX e que ainda há muitos espaços a serem conquistados. “A Fundasul tem orgulho de ter contribuído para a formação acadêmica de centenas de alunas que, hoje, qualificam o mercado de trabalho de Camaquã e Região. Por isso, estas profissionais foram convidadas para uma conversa agregadora, com a intenção de impulsionar e levar a importância do conhecimento a tantas outras mulheres”, explicou a psicóloga.

 

Logo na primeira rodada de perguntas, a contadora Silvana Vieira falou a respeito da importância do conhecimento adquirido na Fundasul para sua ascensão profissional, que começou no curso técnico em Ciências Contábeis e teve sequência na graduação, propiciando crescimento profissional e a abertura da própria empresa, alguns anos depois. “Com certeza, a minha qualificação na Fundasul foi um marco importantíssimo na minha carreira. Lembro do dia em que cheguei formada da graduação no escritório onde eu trabalhava e tive imediatamente a oportunidade de responder pela escrituração contábil da empresa. Depois, também fiz diversas especializações da Faculdade e, hoje, tenho clareza que eu não estaria onde estou se não fosse esta instituição de ensino. Sem falar na rede de relacionamentos que tive acesso por estar na Fundasul e na oportunidade ímpar de poder trabalhar com a docência”, relatou Silvana.

 

A administradora Angélica Santana falou sobre como se sente em ocupar um cargo que há alguns anos era predominantemente masculino, como o de bancária. A gerente de negócios concordou que no ambiente de banco esta era uma realidade comum, mas que o processo de mudança que vem acontecendo na sociedade acabou se refletindo no ambiente corporativo. “Na instituição financeira onde eu trabalho, me sinto muito acolhida como mulher e valorizada. Lá, a maioria dos colaboradores são mulheres. Eu falo com muito orgulho de um fato que ocorreu comigo, após eu ter anunciado a minha gestação na Cooperativa: fui promovida a gerente de negócios, mesmo com os meus gestores sabendo que eu entraria em licença maternidade em um momento de trabalho pesado para nós que acompanhamos o calendário agro. Recebi todo o suporte. Mas expandindo esta visão, por exemplo, dentro do segmento do agronegócio, onde atuo, eu senti algumas barreiras, principalmente no início. Por sermos mulheres, precisamos provar em dobro o que podemos fazer e o que somos capazes. Claro, demonstrando competência, conhecimento e entregando resultado, a confiança flui. Mas isso não me afetou, acredito que foi o contrário, eu quis mostrar que eu era capaz. E eu realmente espero que com o tempo isso não seja mais necessário. Por isso, também é importante este espaço de fala como este, para que possamos estimular outras mulheres a buscarem conhecimento e se destacarem nos seus respectivos lugares na sociedade”, detalhou Angélica.

 

Com uma trajetória acelerada rumo ao sucesso profissional, conquistado logo após a conclusão da graduação, com o convite para assumir um cargo de gestão na empresa onde trabalha, a educadora física Eduarda Fonseca contou sobre os fatores que considera imprescindíveis para uma carreira de destaque no mercado de trabalho. “É preciso ter, acima de tudo, dedicação. Não será um currículo entregue que nos fará conquistar uma vaga dos sonhos. Temos que delimitar metas para o nosso crescimento, traçar um objetivo claro e seguir sempre em frente. É preciso também ter persistência! Sabemos que não é fácil conseguir conciliar estudos e trabalho, quando eles andam em concomitância. Muitas vezes, pensamos em desistir, mas precisamos focar no fim da jornada, nas conquistas que virão, porque com persistência, a recompensa sempre vem. Ter perseverança é gratificante, vejo que este é o segredo para tudo na vida”, finalizou Eduarda.

 

No encerramento do encontro online, a mediadora Alessandra Ribeiro agradeceu a presença das convidadas e a participação do público, e destacou que a Fundasul segue com suas aulas online, além dos cursos EAD, e que aguarda ansiosamente para reencontrar seus alunos e professores presencialmente para uma troca afetuosa de conhecimento e qualificação.

 

As histórias de sucesso e as vivências compartilhadas durante a Live por este grupo de mulheres, que tem a Fundasul como um elo de conexão em suas jornadas, não pararam por aqui. Clique e assista ao evento completo: LIVE FUNDASUL



Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.