Blog

5 Motivos para iniciar uma Pós-Graduação agora

28/05/2021
Anterior Próximo

Uma especialização eleva o nível técnico e intelectual, abre portas para novas oportunidades de trabalho e permite uma atualização aprofundada sobre diferentes áreas de atuação. A cada dia, fazer uma pós-graduação tem se tornado mais comum, em especial para quem deseja ascender profissionalmente.

A qualificação acadêmica traz diversas vantagens para a construção ou o aprimoramento de carreira frente ao disputado mercado de trabalho atual e diminuiu o caminho a ser percorrido em busca de maiores conquistas. Ao aprofundar conhecimentos é possível atingir um novo patamar de categoria técnica – especialista –, competir com um nicho mais elevado de profissionais, assumir cargos de liderança e buscar remunerações mais altas.

Também é válido lembrar que um grande diferencial competitivo, além da especialidade de carreira, são as habilidades de relacionamento interpessoal, inteligência emocional e capacidade de liderança. Dentro do curso de Pós-Graduação é fundamental que o aluno se preocupe em aprimorar essas características, além de potencialidades técnicas.

Principais motivos para ingressas em uma Pós-Graduação. Confira:

1. Atualizar conhecimentos e aperfeiçoar habilidades

Seja qual for a área de atuação, se manter atualizado é essencial, já que os profissionais mais valorizados, em geral, são aqueles que estão a par das tendências de seu segmento, principalmente em relação aos avanços tecnológicos.

A grade curricular de uma Pós-Graduação apresenta temas atualizados de cada área, o que auxilia o profissional a ficar por dentro das novidades e, assim, se destacar no mercado de trabalho. Ainda, é uma chance de estudar um segmento mais específico dentro de sua área de atuação, o que certamente aperfeiçoará e aprofundará habilidades profissionais e pessoais.

Ao avançar em uma carreira, é natural que as novas funções tenham exigências maiores. Por isso, a Pós-Graduação é uma forma de, em pouco tempo, ampliar a visão de mercado e se capacitar em determinado assunto com segurança.

2. Aumentar potencial técnico em sua área de atuação

As melhores vagas exigem candidatos que tenham um conhecimento especializado e que agregue mais valor à empresa. Os recrutadores recebem inúmeros currículos e somente os candidatos mais bem qualificados são selecionados para as próximas etapas dos processos seletivos. Dessa forma, ter um curso de especialização faz destacar o currículo, trazendo uma vantagem competitiva.

Também é importante salientar que o intuito do estudo continuado pode ser potencializar habilidades dentro da própria empresa. Há pessoas que naturalmente sentem essa necessidade contínua de aprendizado, ou recebem esta solicitação de melhoria por parte das lideranças, ou mesmo por impulsão do mercado. A pós-graduação é um ótimo momento para aprofundar, direcionar e aplicar a expertise adquirida na graduação, pois a permite uma visão mais próxima do cotidiano da área escolhida.

A convivência com professores que atuam no mercado de trabalho e que conciliam a teoria e a prática de conteúdos atuais é mais uma vantagem valiosa.

3. Expandir ou redirecionar sua carreira, ampliando oportunidades profissionais

Enquanto que para alguns o desejo é crescer na mesma carreira, para outros fazer uma pós-graduação é a chance de mudar o foco profissional. Pode ser que o mercado não esteja tão bom ou que o profissional queira mudar o foco de atuação, o fato é que especializar-se em uma área de interesse permite novas possibilidades.

Trata-se de um meio de desenvolver novas habilidades, aprender a desempenhar funções diferentes, conhecer outros tipos de negócios e entender de assuntos que antes não faziam parte da rotina. Por isso, nem sempre é necessário fazer um novo curso superior para mudar o rumo da carreira. Basta encontrar uma especialização que ajudará a enfrentar outros desafios, já que não é necessário estar formado na mesma área da pós-graduação para cursá-la.

Um curso de qualificação também pode abrir portas para o empreendedorismo, ou seja, tirar uma ideia do papel, ter a própria empresa e gerenciar uma equipe. Em plataformas para busca de empregos, cerca de 70% das oportunidades de trabalho para quem tem pós-graduação são para níveis pleno, sênior, supervisão e outros cargos de chefia.

Os benefícios da pós-graduação vão além do setor privado. Para funcionários públicos, com uma especialização, é possível somar um adicional de qualificação ao salário atual, melhorar a aposentadoria, buscar funções mais elevadas ou até mesmo, ser convidado a ocupar um cargo de gerência.

4. Incrementar rede de contatos e networking

Criar ou expandir uma rede de relacionamentos é uma das principais vantagens para quem está fazendo uma pós-graduação. Isso porque, ao fazer o curso, o aluno passa a ter contato (mesmo que a distância) com profissionais interessados em uma mesma área, sejam eles alunos ou professores. Assim, existe uma troca de experiências e conhecimento muito benéfica ao pós-graduando.

A vantagem das aulas dos cursos de pós-graduação é o contato mais próximo com colegas e professores, que são, na maioria das vezes, profissionais da mesma área de atuação que a sua. Desse modo, é possível fazer networking, que pode ajudar a crescer na carreira. É possível trocar conhecimento e experiência, além de conseguir indicações para vagas de emprego. Além disso, o networking pode, inclusive, render parcerias profissionais futuras.

Para construir essa rede de contatos é fundamental não se isolar nas aulas. A dica é manter contato com outros alunos, conversar sobre experiências e projetos. Assim, é possível ser lembrado pelos outros profissionais caso surja uma oportunidade de trabalho, conseguir informações relevantes sobre o mercado, aprofundar relações com clientes e aumentar a visibilidade profissional.

5. Concorrer a cargos mais altos e conquistar salários melhores

Uma pós-graduação, principalmente as categorizadas como lato sensu (especialização ou MBA), são ótimas alternativas para quem deseja uma promoção na empresa que em trabalha. Um estudo do Conselho de MBAs Executivos (Executive MBA Council – Embac) apontou que cerca de 40% dos profissionais que realizaram uma qualificação após a graduação receberam uma promoção no trabalho depois de fazer o curso. Outros 53% afirmaram ter assumido novas responsabilidades.

De acordo com dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial, de 2018, as remunerações de profissionais com uma pós-graduação podem chegar a 50% mais do que aqueles que só possuem a formação superior inicial. Isso mostra como os cargos com salários maiores são destinados a quem tem uma maior bagagem profissional.

Profissionais que não param de estudar e se dedicam a fazer uma pós-graduação são bem-vistos pelos gestores porque demonstram maior preocupação com a carreira e, na maioria dos casos, não se sentem acomodados pelo fato de já estarem empregados. Além disso, esse é um colaborador apto a fazer mais pela empresa, visto que está investindo em um curso para ampliar seus conhecimentos e melhorar suas competências.

Nesse contexto, pessoas que buscam aprimorar suas técnicas são mais lembradas para ocuparem cargos mais altos e salários maiores. Uma pesquisa da consultoria de empregos Catho realizada com 2 milhões de profissionais de mais de 25 mil empresas brasileiras apontou que ter uma especialização ou MBA no currículo pode aumentar o salário em 47,5% para profissionais graduados; 14% para o cargo de analista e 53,7% para o cargo de coordenador/supervisor.

 

Agora que você já sabe por que fazer uma Pós-Graduação, comece a pesquisar sobre os cursos aqui mesmo no nosso site, de acordo com a sua preferência:

 

Cursos presenciais - https://www.fundasul.br/presencial/2/pos-graduacao.html

Cursos EAD - https://www.fundasul.br/online/5/pos-graduacao.html.

 

As aulas vão aprimorar suas competências e abrir seus horizontes profissionais.

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp: http://bit.ly/queroserfundasul ou 5136711855

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.