Blog

O que uma boa faculdade deve oferecer?

08/02/2021
Anterior Próximo

Um boa faculdade deve oferecer aos seus alunos, todas as etapas de aprendizado, treinamento e suporte, para que todos os processos possam ocorrer da melhor forma possível. Dessa forma se desenvolve a autonomia no aluno de reconhecer seus talentos e aprimorá-los.

O primeiro passo é pesquisar a nota da faculdade no site do MEC e compare com outras. O MEC tem conceitos para cada uma das faculdades do país. Confira como é o conceito do MEC para aquela faculdade e em que posição está no ranking do Brasil. Isso vai te ajudar a escolher um curso e local qualificados e confiáveis para seus estudos.

Outro lugar que pode pesquisar a faculdade que está pretendendo entrar é no Ranking Universitário da Folha (RUF). Esse ranking é elaborado pela Folha de São Paulo periodicamente. No RUF, você encontra a nota do curso em várias universidades e tem informações adicionais, como o que esperar do curso e a avaliação geral que ele recebeu.

Outros fatores, também são importantes  e devem ser analisados com um pouco mais de atenção. Fatores como, currículo e metodologia do curso, professores e o que os ex-alunos falam sobre isso, são questões que precisam ser consideradas e é comum serem esquecidas, ou vistas com pouca importância.

A metodologia do curso se diferencia muito de uma instituição para outra, por isso é importantíssimo pesquisar entre elas as que mais agrada. A maior parte das instituições utilizam metodologias tradicionais, ou seja, a maior parte das aulas é concentrada na sala de aula.

Pesquisar sobre quem são os professores também é bem importante na hora de tomar sua decisão. Muito mais que seus títulos, o aluno precisa tentar saber como são as aulas destes professores, se eles compartilham seus conhecimentos e se orientam seus alunos. A forma como o professor conduz a aula, determina bastante em como o conteúdo será assimilado pelos alunos e como serão feitas as avaliações.

Você precisa conhecer como é a organização da faculdade de sua escolha. Como são os ambientes de ensino que a faculdade disponibiliza, salas de aula, biblioteca, banheiro, restaurante universitário, entre outros. Analise a qualidade da infraestrutura destes ambientes, a limpeza, a conservação, etc. E mais importante que isso, conferir se existe organização das informações entre professores, alunos, colaboradores, enfim, confira se as informações são feitas de forma rápida e de fácil acesso.

Outra coisa interessante é ir até o local em que ocorrem as aulas e conhecer. Peça uma visita, e converse com o máximo de pessoas possível sobre a faculdade. Converse com quem é responsável dentro da instituição ou com alunos, e tente contatar ex-alunos também, para ter um panorama maior do que é o ambiente que está pretendendo entrar.

Confira também se a instituição tem programas de pós-graduação e de intercâmbio. Programas de pós-graduação elevam a qualidade de ensino da instituição, por serem compartilhados com todos. Outro ponto interessante da pós é que você poderá seguir com seus estudos no mesmo local. O intercâmbio possibilita um período único de aprendizado ao graduando, pois tem acesso a uma cultura diferente de outro país.

Vale a pena analisar os fatores listados acima para poder concluir o curso que você deseja da melhor forma possível, tirando o máximo de proveito do curso e da instituição que escolher. Um boa faculdade deve abraçar o aluno e conduzi-lo rumo ao seu sonho, o ajudando a se desenvolver como pessoa e como profissional.

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.