Blog

Empresa Júnior da FUNDASUL capacita alunos e auxilia empresas da região

23/07/2020 Por: Júlio Souza – Assessoria de Imprensa
Anterior Próximo

Criada em 2018, a Ilume é laboratório para alunos aplicarem habilidades gerenciais e desenvolverem competências organizacionais e interpessoais

Você sabia que a FUNDASUL tem uma Empresa Júnior?  A Ilume foi criada em 2018 com o objetivo de ampliar as oportunidades de ensino-aprendizagem dentro da faculdade, além de ser um laboratório para os alunos aplicarem habilidades gerenciais e desenvolverem competências organizacionais e interpessoais. Contudo, foi em 2019 que a instituição oficializou o nome “Ilume Consultoria Empresarial Jr.” A coordenação e orientação dos alunos é realizada pelas professoras Amanda da Luz e Aléxia Fernandes.

De acordo com a professora Amanda, “a Ilume tem dois públicos: interno e externo. O público interno são os alunos, os quais sem eles a Empresa Júnior não existiria. O público externo são todas as pessoas físicas ou jurídicas que demandam de alguma orientação gerencial para seus negócios”, conta.

Segundo a professora Aléxia, “a empresa júnior é composta por alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis que se dispõem a ter essa experiência para além da sala de aula. O ingresso dos alunos interessados acontece mediante Processo Seletivo Trainee”, diz.

Trabalho na prática

Conforme as professoras que coordenam o projeto, desde o início do trabalho, que recomeçou no segundo semestre de 2018, foram realizados quatro consultorias e inúmeros projetos internos, da vivência da empresa. Passaram pela “Ilume Consultoria Jr.”, até então,  cerca de dez alunos que puderam aplicar conceitos e teorias, além de beneficiar empresas que foram atendidas por meio da atividade.

A professora Amanda conta que, “até o momento,  atendemos empresários de Camaquã e de São Lourenço do Sul. Dessa maneira, desenvolvemos pesquisas de satisfação, de opinião e de mercado.” “Estamos trabalhando em outros serviços, que logo estarão na nossa cartela”, informa.

Capacitação dos alunos

O trabalho da Empresa Júnior é voluntário e os alunos não recebem um salário ou bolsa, porém, para a professora Aléxia, “o maior retorno é o espaço de conhecimento e desenvolvimento proporcionado e vivenciado por cada estudante”, relata. Segundo ela,  há um investimento por parte das empresas que contratam os serviços da Ilume. “O valor que elas disponibilizam repercute na Empresa Júnior como subsídio para sua efetividade e, principalmente, investimento na capacitação dos alunos”, informa.

As coordenadoras da “Ilume Consultoria Empresarial Jr.” adiantam que há novos projetos que devem ser implantados já no próximo semestre. Além disso, elas  convidam os alunos e novos alunos, bem como empresários e a comunidade de maneira geral, a visitar a empresa para conhecer e esclarecer dúvidas.

Em qual local fica a Ilume?

A Ilume tem como sede a Sala 09 do prédio 02 da FUNDASUL. Porém,  também fazem parte das atividades do grupo a Biblioteca e o Laboratório de Informática. Desde o início do isolamento social, o trabalho tem sido desenvolvido em home office, com reuniões a partir de plataformas digitais. Neste momento, as atividades da Empresa Júnior estão suspensas devido às férias acadêmicas, mas com previsão de retorno no segundo semestre deste ano.

O contato diretamente com a equipe pode ser feito por meio das redes sociais: Facebook – ilumeconsultoria e no Instagram –  ilumeconsultoriajr.

Saiba mais sobre a FUNDASUL

A FUNDASUL oferta cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. Além disso, disponibiliza cursos técnicos e especializações na área da saúde. Conheça mais no site www.fundasul.br . 

A instituição fica na avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, nº 151, em Camaquã. Para obter mais informações, inclusive o horário de atendimento, contate a equipe da FUNDASUL pelo Facebook, Instagram, pelo Whatsapp: https://bit.ly/2KZyaSq ou (51) 3671-1855.

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.