Técnico em Saúde Bucal

Técnico em Saúde Bucal

Técnico

Modalidade
Cursos Técnicos Presencial

Duração
1600 h - 2 anos

Turno
Noturno

Local
Campus Fundasul

Investimento
Consulte-nos

Inscrever-se

O Curso Técnico em Saúde Bucal habilita e qualifica para o exercício da função técnica necessária para a atuação do profissional na assistência ao Cirurgião Dentista, durante o atendimento ao paciente, recepção, acomodação e preparação para os procedimentos clínicos.

PRÉ-REQUISITOS PARA INGRESSO
O candidato deve atender os seguintes requisitos no ato de inscrição: -apresentar Carteira de Identidade; – apresentar documento que comprove matrícula e ou conclusão do Ensino Médio. Como forma de acesso, o candidato deve efetuar junto à tesouraria da Fundasul, o pagamento de taxa de inscrição e, realizar teste classificatório, quando o número de candidatos exceder o limite máximo para a composição da turma.

DURAÇÃO DO CURSO
O Curso Técnico em Saúde Bucal tem duração de 1.200 horas, para as atividades teórico práticas, acrescidas de 400 horas de Estágio, totalizando 1.600 horas, perfazendo um total de dois anos de duração, onde são desenvolvidas as competências necessárias ao perfil profissional de conclusão, assim distribuídos:

 APRESENTAÇÃO
As mudanças significativas na forma como o trabalho está sendo encarado e incorporado pela sociedade levam à necessidade de ampliação das oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional. Diante disso, faz-se necessária mão de obra especializada para atender à demanda de profissionais técnicos em diversas áreas, a fim de alavancar o desenvolvimento econômico, aumento da empregabilidade e geração de renda, dinamizando setores com necessidade ou potencial de crescimento, além da promoção do desenvolvimento humano.

Com isso, novas exigências são impostas nas relações do Mercado de Trabalho.  Novas tecnologias forçam o trabalhador a se qualificar de forma constante e agregar ao seu perfil espírito de iniciativa, criatividade, capacidade de solucionar problemas e de se adaptar às mudanças do processo produtivo.  Por outro lado, exige também, que esse profissional saiba trabalhar em equipe, identifique problemas, questione ordens, apresente ideias, administre seu tempo e estude continuamente.

A educação profissional requer para além do domínio operacional de determinados fazeres, a compreensão global do processo produtivo, a apropriação do saber tecnológico, a valorização da cultura, do trabalho, o desenvolvimento do espírito empreendedor e de iniciativa, bem como a mobilização dos valores necessários à tomada de decisões com autonomia.

Uma tendência recente em nosso meio e já sedimentada nos países desenvolvidos é a valorização do trabalho em equipe na Odontologia.  Essa tendência abre espaço para a atuação de profissionais de nível técnico odontológico, cujo trabalho desenvolvido com o cliente era restrito ao cirurgião dentista.  As ações desses técnicos podem auxiliar os odontólogos em procedimentos de prevenção, higienização e auxiliar o atendimento em consultório dentário de forma a colaborar com o cirurgião dentista, oferecendo-lhe o necessário apoio no desenvolvimento de suas atividades.

Nessa perspectiva, a Escola de Educação Profissional FUNDASUL, consciente de seu papel, considera oportuno habilitar profissionais para o atendimento na Área da Saúde, através do Curso Técnico em Saúde Bucal.

O Curso objetiva atender também, a uma reivindicação da equipe de odontólogos da região Centro-Sul, em atendimento à exigência da Lei nº 11.889, de 24/12/2008, que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal e suas implicações para o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Mercado

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO
O curso de Saúde Bucal busca habilitar e qualificar cidadãos para o exercício da função de Técnico em Saúde Bucal, observando o desenvolvimento dos seguintes objetivos:
desenvolver competências e habilidades necessárias para a atuação do profissional no processo produtivo da prevenção e promoção da saúde bucal;
dar assistência ao Cirurgião Dentista durante o atendimento ao paciente, recepção; acomodação e preparação para os procedimentos clínicos; auxílio durante os procedimentos até seu término; orientação e retorno.
proporcionar noções de administração de Consultório Odontológico;
trabalhar relações humanas, criando um ambiente agradável, proporcionando o bem-estar físico e social do paciente;
utilizar de metodologia que exercite a aprendizagem para solução de problemas, de auto-organização, tomadas de decisão e intervenção no processo de trabalho.

Perfil

Competências especificas do Curso:
– Organizar e executar atividades de higiene bucal;
– processar filme radiográfico;
– preparar o paciente para atendimento;
– auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares;
– manipular materiais de uso odontológico;
– selecionar moldeiras;
– preparar modelos em gesso;
– registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal;
– executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho;
– realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal;
– aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
– desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários;
– realizar, em equipe, levantamento de necessidades em saúde bucal;
– adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.

Área de Atuação

Compete ao Técnico em Saúde Bucal as seguintes atividades:
– participar do treinamento e capacitação de Auxiliar em Saúde Bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde;
– participar de ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção de doenças bucais;
– participar da realização de levantamentos e estudos epidemiológicos, exceto na categoria de examinador;
– ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais, por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião – dentista;
– fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião dentista;
– supervisionar, sob a delegação do cirurgião dentista, o trabalho dos auxiliares de saúde bucal;
– realizar fotografias e tomadas de uso odontológico exclusivamente em consultórios ou clínicas odontológicas;
– inserir e distribuir, no preparo cavitário, materiais odontológicos na restauração dentária direta vedado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião – dentista;
– proceder à limpeza e à antissepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares;
– remover suturas;
– aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;
– realizar isolamento do campo operatório;
– Exercer todas as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.

Informações Legais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O Curso Técnico em Saúde Bucal está organizado em quatro módulos integrados e articulados que possibilitam a formação dos educandos.

Links


ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL
Publicado dia 08/02/2021 às 20:18
Abrir no navegador Baixar arquivo
Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.