“O Futuro do Varejo, Comércio e Serviços” é tema do encontro online com especialistas promovido pela Fundasul.
A Fundasul inicia no mês de maio mais uma edição da pós-graduação
em Gestão no Varejo, Comércio e Serviços, com o objetivo de proporcionar à comunidade
de Camaquã e Região a qualificação dos profissionais dessas áreas, responsáveis
pelo impulsionamento da economia local. Motivada pela abertura do novo curso e
diante dos desafios enfrentados por estes setores com a pandemia do
coronavírus, a Faculdade promoveu uma Live, na última quinta-feira (15), em
suas redes sociais, para debater “O Futuro do Varejo, Comércio e Serviços”.
O encontro online, realizado nos estúdios do Clic Camaquã, contou
com a presença de empresários e acadêmicos de excelência em seus segmentos: o
professor e coordenador da Pós-Graduação, Walmir Guntzel, a presidente da ACIC
(Associação Comercial e Industrial de Camaquã), Kátia Szczepaniak, e o
presidente do Sindilojas Costa Doce, Otávio Morais. Na mediação do debate, o
jornalista Eduardo Costa deu as boas-vindas aos convidados e ao público do
evento, ressaltando as mudanças pelas quais as empresas e os empreendedores estão
passando desde o início de 2020, com a chegada da Covid-19 no País.
Abrindo a interação entre os participantes, Walmir Guntzel
ressaltou a relevância do debate junto a um núcleo experiente de profissionais,
que traz a possibilidade de apresentar soluções para um dos setores mais
afetados e castigados pela pandemia. “Estamos aqui reunidos trocando ideias para
que as pessoas possam ver as perspectivas de como trabalhar frente a tudo que
está vindo, entendendo as novas tendências”, ponderou. Para o professor, não há
nada de tão novo neste cenário, visto que o bem mais precioso de uma empresa
continua sendo as pessoas. “A resposta para muitas das dúvidas que temos parte
da qualificação dos funcionários, para estarem aptos a momentos de crise como
este. O maior ativo do mundo hoje é o conhecimento. Isso porque um cérebro bem
treinado é determinante na buscar por soluções no ambiente de trabalho.”
Katia Szczepaniak frisou a importância do planejamento nos
negócios e o impacto causado pela falta de previsibilidade: “não conseguimos mais
fazer um plano estratégico para um ou dois anos, que dirá para 10 anos, como
fazíamos antigamente. Hoje não podemos nem prever o próximo mês. Por isso, o
empresário está em uma busca desesperada por conhecimento, por inovação, para
saber como traçar o futuro”. A
empresária pondera que o digital é uma realidade irreversível e a loja física,
um lugar de experiência do cliente. “Mesmo aqui no interior, vemos que a
realidade do e-commerce está cada dia mais presente. Em pouco tempo, nossas
lojas físicas serão um grande showroom, onde a venda poderá ser finalizada
online. Mesmo neste ano difícil, muitos negócios cresceram usando o digital, um
exemplo é o grupo O Boticário, que transferiu a força de vendas para a loja
virtual”. Katia acredita que a chave do sucesso para um lojista é entender a
realidade do seu cliente, se diferenciando dos seus concorrentes e obtendo mais
chances de sucesso.
Ao agradecer a oportunidade de estar reunido com os colegas
do setor neste encontro que visa um bem coletivo, Otavio Morais trouxe para o
debate o sentido do “novo normal”, muitas vezes exposto de uma forma simplória quando
refletido para as empresas: “isso na teoria parece simples – a busca pela
reinvenção dos negócios –, mas quando chegamos cedo pela manhã nas nossas lojas,
a realidade é dura e difícil, não há nada fácil neste novo cenário. Precisamos
ir em busca de muito conhecimento e informação para sobreviver a este momento”.
O presidente do Sindilojas destaca o avanço da trajetória de compra do cliente nos
últimos anos, que passou a conhecer os produtos com intimidade e ser assertivo
nas suas escolhas: “é preciso trabalhar a jornada do cliente, entender quais
são seus interesses e conduzi-lo até o seu produto ou serviço usando as
facilidades das tecnologias”. Otávio também falou sobre o propósito de marca e
o valor que a empresa carrega na defesa das causas que acredita, podendo ser
sociais, ambientais, tecnológicas, entre outras – fatores determinantes de
compra para as novas gerações. “Levando isso para dentro do nosso negócio, que
é pequeno, em uma cidade do interior, precisamos pensar em como gerar este
sentimento de identificação com o cliente. Precisamos pensar em parcerias, em
cocriar – construir projetos coletivamente – algo que virá muito forte e que
significa o compartilhar com os outros.”
O coordenador do curso de pós-graduação em Gestão no Varejo,
Comércio e Serviços da Fundasul, Walmir Guntzel, encerrou o encontro destacando
o papel da Faculdade em trazer alternativas de cenários favoráveis e buscar
saídas para os negócios, visando qualificar e melhorar todas as áreas. “Acredito
que, como instituição de ensino, temos muito a fazer por Camaquã. As parcerias
são muito importantes, e se hoje aqui estamos oferecendo este curso, que conta
com a certificação do Sindilojas e da ACIC, sabemos que será um sucesso. Então,
contem conosco! Esta é uma Faculdade forte e que está disposta a ajudá-los a enfrentar
as crises, apontando por caminhos com oportunidades”, finalizou o professor.
Sobre a pós-graduação
em Gestão no Varejo, Comércio e Serviços da Fundasul
A especialização propõe o aprimoramento de funções
executivas, gerenciais e operacionais no varejo, comércio e serviços, com
ênfase nas demandas organizacionais geradas por transações comerciais com o
ambiente interno e externo frente ao novo cenário econômico mundial. O curso
contempla diversas áreas de conhecimento e é direcionado a graduados que atuam
ou desejam atuar no comércio em geral, no varejo ou no setor de serviços, que
tenham cargos gerenciais ou estejam se preparando para assumir cargos de
liderança, entre outros profissionais que buscam atualização ou especialização
nas práticas de gestão e de marketing para atuar em organizações comerciais de
pequeno, médio ou grande porte. A pós possui duração de 12 meses (360 h/a) e
ocorre no turno noturno, às segundas e quartas-feiras, com aulas presenciais –
em virtude da pandemia, os primeiros encontros podem ocorrer de forma online.