Blog

Nova Pós da Fundasul motiva Live com especialistas em varejo

19/04/2021
Anterior Próximo

“O Futuro do Varejo, Comércio e Serviços” é tema do encontro online com especialistas promovido pela Fundasul.

A Fundasul inicia no mês de maio mais uma edição da pós-graduação em Gestão no Varejo, Comércio e Serviços, com o objetivo de proporcionar à comunidade de Camaquã e Região a qualificação dos profissionais dessas áreas, responsáveis pelo impulsionamento da economia local. Motivada pela abertura do novo curso e diante dos desafios enfrentados por estes setores com a pandemia do coronavírus, a Faculdade promoveu uma Live, na última quinta-feira (15), em suas redes sociais, para debater “O Futuro do Varejo, Comércio e Serviços”.

O encontro online, realizado nos estúdios do Clic Camaquã, contou com a presença de empresários e acadêmicos de excelência em seus segmentos: o professor e coordenador da Pós-Graduação, Walmir Guntzel, a presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Camaquã), Kátia Szczepaniak, e o presidente do Sindilojas Costa Doce, Otávio Morais. Na mediação do debate, o jornalista Eduardo Costa deu as boas-vindas aos convidados e ao público do evento, ressaltando as mudanças pelas quais as empresas e os empreendedores estão passando desde o início de 2020, com a chegada da Covid-19 no País.

Abrindo a interação entre os participantes, Walmir Guntzel ressaltou a relevância do debate junto a um núcleo experiente de profissionais, que traz a possibilidade de apresentar soluções para um dos setores mais afetados e castigados pela pandemia. “Estamos aqui reunidos trocando ideias para que as pessoas possam ver as perspectivas de como trabalhar frente a tudo que está vindo, entendendo as novas tendências”, ponderou. Para o professor, não há nada de tão novo neste cenário, visto que o bem mais precioso de uma empresa continua sendo as pessoas. “A resposta para muitas das dúvidas que temos parte da qualificação dos funcionários, para estarem aptos a momentos de crise como este. O maior ativo do mundo hoje é o conhecimento. Isso porque um cérebro bem treinado é determinante na buscar por soluções no ambiente de trabalho.

Katia Szczepaniak frisou a importância do planejamento nos negócios e o impacto causado pela falta de previsibilidade: “não conseguimos mais fazer um plano estratégico para um ou dois anos, que dirá para 10 anos, como fazíamos antigamente. Hoje não podemos nem prever o próximo mês. Por isso, o empresário está em uma busca desesperada por conhecimento, por inovação, para saber como traçar o futuro”.  A empresária pondera que o digital é uma realidade irreversível e a loja física, um lugar de experiência do cliente. “Mesmo aqui no interior, vemos que a realidade do e-commerce está cada dia mais presente. Em pouco tempo, nossas lojas físicas serão um grande showroom, onde a venda poderá ser finalizada online. Mesmo neste ano difícil, muitos negócios cresceram usando o digital, um exemplo é o grupo O Boticário, que transferiu a força de vendas para a loja virtual”. Katia acredita que a chave do sucesso para um lojista é entender a realidade do seu cliente, se diferenciando dos seus concorrentes e obtendo mais chances de sucesso.

Ao agradecer a oportunidade de estar reunido com os colegas do setor neste encontro que visa um bem coletivo, Otavio Morais trouxe para o debate o sentido do “novo normal”, muitas vezes exposto de uma forma simplória quando refletido para as empresas: “isso na teoria parece simples – a busca pela reinvenção dos negócios –, mas quando chegamos cedo pela manhã nas nossas lojas, a realidade é dura e difícil, não há nada fácil neste novo cenário. Precisamos ir em busca de muito conhecimento e informação para sobreviver a este momento”. O presidente do Sindilojas destaca o avanço da trajetória de compra do cliente nos últimos anos, que passou a conhecer os produtos com intimidade e ser assertivo nas suas escolhas: “é preciso trabalhar a jornada do cliente, entender quais são seus interesses e conduzi-lo até o seu produto ou serviço usando as facilidades das tecnologias”. Otávio também falou sobre o propósito de marca e o valor que a empresa carrega na defesa das causas que acredita, podendo ser sociais, ambientais, tecnológicas, entre outras – fatores determinantes de compra para as novas gerações. “Levando isso para dentro do nosso negócio, que é pequeno, em uma cidade do interior, precisamos pensar em como gerar este sentimento de identificação com o cliente. Precisamos pensar em parcerias, em cocriar – construir projetos coletivamente – algo que virá muito forte e que significa o compartilhar com os outros.”

O coordenador do curso de pós-graduação em Gestão no Varejo, Comércio e Serviços da Fundasul, Walmir Guntzel, encerrou o encontro destacando o papel da Faculdade em trazer alternativas de cenários favoráveis e buscar saídas para os negócios, visando qualificar e melhorar todas as áreas. “Acredito que, como instituição de ensino, temos muito a fazer por Camaquã. As parcerias são muito importantes, e se hoje aqui estamos oferecendo este curso, que conta com a certificação do Sindilojas e da ACIC, sabemos que será um sucesso. Então, contem conosco! Esta é uma Faculdade forte e que está disposta a ajudá-los a enfrentar as crises, apontando por caminhos com oportunidades”, finalizou o professor.

Sobre a pós-graduação em Gestão no Varejo, Comércio e Serviços da Fundasul

A especialização propõe o aprimoramento de funções executivas, gerenciais e operacionais no varejo, comércio e serviços, com ênfase nas demandas organizacionais geradas por transações comerciais com o ambiente interno e externo frente ao novo cenário econômico mundial. O curso contempla diversas áreas de conhecimento e é direcionado a graduados que atuam ou desejam atuar no comércio em geral, no varejo ou no setor de serviços, que tenham cargos gerenciais ou estejam se preparando para assumir cargos de liderança, entre outros profissionais que buscam atualização ou especialização nas práticas de gestão e de marketing para atuar em organizações comerciais de pequeno, médio ou grande porte. A pós possui duração de 12 meses (360 h/a) e ocorre no turno noturno, às segundas e quartas-feiras, com aulas presenciais – em virtude da pandemia, os primeiros encontros podem ocorrer de forma online. 

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.