Blog

Como escolher a carreira profissional?

08/02/2021
Anterior Próximo

Uma das maiores dúvidas dos estudantes é a escolha da carreira. De repente por ainda não ter tanta experiência de vida fica mais complicado de conhecer totalmente seus gostos e associar ao meio profissional. Para colaborar com você, separamos algumas dicas para te ajudar a definir que rumo tomar nessa jornada de autoconhecimento e escolher a carreira que mais se assemelha ao seu perfil.

Pense sobre o que você gosta de fazer e onde costuma gastar mais seu tempo. São dois pontos importantes para você considerar. É comum as pessoas não pensarem nas coisas que fazem e lhes trazem prazer, por associarem a hobbies. Mas você pode sim, encontrar profissões que se assemelhem bastante ao que você mais gosta de fazer. Jogar videogame, por exemplo, pode ser o caminho para um programador, game designer, animador, tester, entre outras.

Pesquise sobre carreiras que se aproximem das tarefas que você gosta de fazer. Se você ama ler, existem diversas profissões que possibilitam essa tarefa, como professor, jornalista, historiador, filósofo, advogado… Basta você conhecer cada uma das profissões e identificar os pontos em que cada uma se aproxima mais do que você gosta e tem facilidade em fazer. Não é uma tarefa difícil, mas vai exigir dedicação para que você apure, ao decorrer da pesquisa, o maior número de dados possíveis.

Pode ser, que as profissões que apareceram nas suas pesquisas relacionadas ao que gosta de fazer, não tenham lhe chamado atenção. Neste caso, faça novas pesquisas. Pesquise sobre diversas áreas, sobre alguma coisa que possa ter chamado atenção no Ensino Médio, ou sobre a profissão daquele amigo que você admira. Não existem regras para começar essas pesquisas, este é o momento de você “garimpar” o máximo de informações para construir sua opinião.

Durante essas pesquisas, é importante ressaltar que você se informe sobre as universidades de seu interesse. Veja quais cursos são disponibilizados, como é a grade curricular dos cursos que te chamaram atenção. Não tenha receio em procurar mais informação, na maioria das vezes temos uma visão superficial sobre as profissões e essa é a hora de tentar aprofundar seus conhecimentos e entender melhor as que se destacaram para você.

Conforme o desenvolvimento da pesquisa, você já deve estar com algumas carreiras em mente. Não fique com medo de ter se interessado por mais de uma carreira, isso é normal. A partir do momento, onde se tem interesses definidos, o próximo passo da sua pesquisa é conversar com profissionais dessas áreas. Faça o máximo de perguntas que conseguir, tente acabar com todas as suas dúvidas durante estes diálogos. Aconselhamos que experimente conversar com mais de um profissional de cada área, para poder conhecer diferentes pontos de vista.

Conheça os ambientes de trabalho das profissões que estão no seu radar. Agende visitas, faça uma análise de como é a rotina de trabalho, veja o que exatamente o profissional precisa fazer durante seu horário de trabalho. Identifique o que mais gostou e o que menos gostou durante suas visitas, assim você poderá “pesar” as informações, o que pode te ajudar a perceber se aquele tipo de realidade se encaixa nas suas expectativas.

Se você ainda estiver indeciso depois de ter feito todo o processo acima, faça cursos de orientação profissional e testes vocacionais. Os cursos são mais profundos que os testes vocacionais. Em algumas instituições de ensino esses cursos são disponibilizados, para orientar os alunos na descoberta de seus próprios talentos e gostos. Já os testes, são feitos através de perguntas, onde não se demora muito tempo para descobrir uma área que se tenha mais afinidades.

Independente de qual for a sua escolha, não deixe de pesquisar. Leia, pergunte, se informe. E não tenha medo de errar. Se em algum momento do curso você descobrir que se enganou, pode pedir troca para um outro curso da área. Mas acreditamos que se você seguir nossas dicas, e solucionar o máximo de dúvidas possíveis antes de ingressar para a faculdade, não precisará trocar de curso e aproveitará o máximo dessa jornada.

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.